PARLENDAS - TRABALHANDO A ORALIDADE
Autora: professora Rosana Batista Camargo, 4º ano
Com objetivo de formar pequenos leitores, nas aulas de rádio leitura as crianças expressam-se, opinam, contam, recontam e recitam textos, histórias, poemas e parlendas, lançando mão do microfone e caixa de som para estabelecer intercâmbio com outras crianças.
Como já se habituaram a gravar e tirar fotos de suas atividades neste dia(segunda-feira) a iniciativa de registras suas atividades é tomada pelas próprias crianças.
O livro de Parlendas ficou disponível para que os alunos as recitasse no final da aula para seus colegas.
No final do mês dedicado ao folclore, a turma apresentou estas Parlendas para toda a escola.
Desde modo, as crianças adquirem gradativamente a fluência própria presente nas diferentes variedades lingüísticas e contextos comunicativos.
VÍDEO: ANA CLARA RODRIGUES
Referências:
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Chaves Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SILVESTRE, Alice Ribeiro. Vem Voar. Língua Portuguesa. 1ª ed. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
Comentários
Postar um comentário