ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR
Professora Maria Cristina Otto, 5º ano. Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira
A educação nutricional dos estudantes é muito importante para que as crianças sejam capazes de fazer boas escolhas alimentares no seu cotidiano. As crianças e jovens se deparam diariamente com uma ampla variedade de alimentos industrializados que se tornam mais atraentes por diversos motivos (embalagens, sabor, cor, facilidade, entre outros). Por isso é importante que a escola apresente alimentos naturais, fazendo com que as crianças reconheçam a importância do consumo de frutas, verduras, legumes, cereais naturais etc. Para isso a atividade proposta para o 5º ano foi a criação de uma horta suspensa utilizando garrafas pet, oportunizando assim o contato de forma ativa com alimentos naturais e saudáveis.
As crianças aprenderam o passo a passo para a construção da horta por meio de vídeos. Posteriormente as crianças precisaram fazer um planejamento coletivo, que foi norteado por diferentes questionamentos, como por exemplo: Quais as plantas que se desenvolvem melhor na estação do outono? Qual é a quantidade de água e luz solar que cada uma das plantas encontradas precisa? Qual é o melhor lugar para fazer a horta na escola de acordo com as necessidades das plantas? Quais recursos precisamos? Quais plantas podem ser plantadas dentro da garrafa pet?
Os estudantes e suas famílias ajudaram com garrafas pet, terra, mudas de plantas e sementes. As crianças auxiliaram na construção da horta, decoraram tornando mais alegre e deixando com a identidade do grupo do 5º ano. Com todas as garrafas prontas e penduradas as crianças colocaram a “mão na massa” ou melhor dizendo, “mão na terra”, encheram as garrafas de terra e com a mediação da professora plantaram mudas de morango, cebolinha, orégano e sementes de rúcula. Elas aprenderam sobre a importância das minhocas para a terra e fizeram uma festa colocando um pouquinho em cada garrafa, regaram as plantas e satisfeitos concluíram o início desse projeto.
A horta possibilita um trabalho interdisciplinar que vai se desenvolver ao longo do ano, esse foi apenas o primeiro passo para uma caminhada cheia de aprendizagens e experiências enriquecedoras.
A educação nutricional dos estudantes é muito importante para que as crianças sejam capazes de fazer boas escolhas alimentares no seu cotidiano. As crianças e jovens se deparam diariamente com uma ampla variedade de alimentos industrializados que se tornam mais atraentes por diversos motivos (embalagens, sabor, cor, facilidade, entre outros). Por isso é importante que a escola apresente alimentos naturais, fazendo com que as crianças reconheçam a importância do consumo de frutas, verduras, legumes, cereais naturais etc. Para isso a atividade proposta para o 5º ano foi a criação de uma horta suspensa utilizando garrafas pet, oportunizando assim o contato de forma ativa com alimentos naturais e saudáveis.
As crianças aprenderam o passo a passo para a construção da horta por meio de vídeos. Posteriormente as crianças precisaram fazer um planejamento coletivo, que foi norteado por diferentes questionamentos, como por exemplo: Quais as plantas que se desenvolvem melhor na estação do outono? Qual é a quantidade de água e luz solar que cada uma das plantas encontradas precisa? Qual é o melhor lugar para fazer a horta na escola de acordo com as necessidades das plantas? Quais recursos precisamos? Quais plantas podem ser plantadas dentro da garrafa pet?
Os estudantes e suas famílias ajudaram com garrafas pet, terra, mudas de plantas e sementes. As crianças auxiliaram na construção da horta, decoraram tornando mais alegre e deixando com a identidade do grupo do 5º ano. Com todas as garrafas prontas e penduradas as crianças colocaram a “mão na massa” ou melhor dizendo, “mão na terra”, encheram as garrafas de terra e com a mediação da professora plantaram mudas de morango, cebolinha, orégano e sementes de rúcula. Elas aprenderam sobre a importância das minhocas para a terra e fizeram uma festa colocando um pouquinho em cada garrafa, regaram as plantas e satisfeitos concluíram o início desse projeto.
A horta possibilita um trabalho interdisciplinar que vai se desenvolver ao longo do ano, esse foi apenas o primeiro passo para uma caminhada cheia de aprendizagens e experiências enriquecedoras.
Comentários
Postar um comentário