Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Professora Luciana Moreira de Paula 4º. Ano – Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira

No dia 31 de março, a turma do 4º. Ano realizou uma apresentação para celebrar essa data devido à importância de discutir temas relacionados ao respeito e humanização nas relações em todos os âmbitos sociais.

A diversidade é um tema inesgotável sem o qual não é possível visar à formação de pessoas que saibam conviver de forma harmoniosa, um dos objetivos da educação.

Em conjunto com a professora da Sala de Recursos Multifuncionais e equipe pedagógica, as turmas da escola acompanharam a fala de uma criança autista que explicou algumas características do autismo, símbolos que representam o TEA e seus significados, seu modo particular de perceber o mundo, suas habilidades e dificuldades na realização das atividades diárias.

O tema já havia sido discutido antes em sala de aula, através de leituras e vídeos. A turma do 4º. Ano ensaiou a música Meu olhar azul , de Marcelo Serralva e demonstrou empatia e curiosidade sobre o que foi abordado.

Diante de atitudes de violência que vemos quotidianamente nos noticiário, da compreensão da função social que a escola exerce e tendo por base a BNCC e as orientações da Secretaria Municipal de Educação, precisamos propiciar diálogos embasados em uma cultura de paz, envolvendo a comunidade escolar em atividades que promovam conhecimento sobre as diversas condições neurológicas e deficiências, pois somente através da informação conseguimos transpor preconceitos e levar a sociedade a desenvolver atitudes de respeito, compreensão, cuidado e amor.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação de PG

Mudanças Climáticas e Efeito Estufa

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLISE DE CHARGES