Literatura de cordel
Professora Luciana Moreira de Paula, 4º Ano. Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira
Para abordar a data comemorativa Abolição da Escravatura, ocorrida no último dia 13, os alunos do 4º. Ano estudaram um texto no gênero textual cordel, com levantamento de vocabulário, características, origem e treino de leitura.
O objetivo da atividade foi a reflexão acerca do sofrimento sofrido pelos povos africanos durante o processo de escravização e as consequências deste triste período da história brasileira nas desigualdades sociais e preconceitos.
A literatura de cordel foi escolhida como forma de integração entre os conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências Humanas, tendo em vista que este gênero tem origem na colonização portuguesa e é mais popular na região nordeste onde ocorreu a descoberta de nossas terras.
Além do trabalho com o texto, os alunos realizaram uma técnica de xilogravura e expuseram suas atividades em cordas, lembrando que os portugueses as chamavam de cordéis, o que originou o nome deste gênero textual.
Para abordar a data comemorativa Abolição da Escravatura, ocorrida no último dia 13, os alunos do 4º. Ano estudaram um texto no gênero textual cordel, com levantamento de vocabulário, características, origem e treino de leitura.
O objetivo da atividade foi a reflexão acerca do sofrimento sofrido pelos povos africanos durante o processo de escravização e as consequências deste triste período da história brasileira nas desigualdades sociais e preconceitos.
A literatura de cordel foi escolhida como forma de integração entre os conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências Humanas, tendo em vista que este gênero tem origem na colonização portuguesa e é mais popular na região nordeste onde ocorreu a descoberta de nossas terras.
Além do trabalho com o texto, os alunos realizaram uma técnica de xilogravura e expuseram suas atividades em cordas, lembrando que os portugueses as chamavam de cordéis, o que originou o nome deste gênero textual.
Comentários
Postar um comentário