Literatura de cordel

Professora Luciana Moreira de Paula, 4º Ano. Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira


Para abordar a data comemorativa Abolição da Escravatura, ocorrida no último dia 13, os alunos do 4º. Ano estudaram um texto no gênero textual cordel, com levantamento de vocabulário, características, origem e treino de leitura.

O objetivo da atividade foi a reflexão acerca do sofrimento sofrido pelos povos africanos durante o processo de escravização e as consequências deste triste período da história brasileira nas desigualdades sociais e preconceitos.

A literatura de cordel foi escolhida como forma de integração entre os conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências Humanas, tendo em vista que este gênero tem origem na colonização portuguesa e é mais popular na região nordeste onde ocorreu a descoberta de nossas terras.

Além do trabalho com o texto, os alunos realizaram uma técnica de xilogravura e expuseram suas atividades em cordas, lembrando que os portugueses as chamavam de cordéis, o que originou o nome deste gênero textual.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Videoaula - projeto Vamos Ler: Inteligência Emocional

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLISE DE CHARGES

Formação de PG