Aula-passeio como forma de integração das aulas de Geografia e Língua Portuguesa
Professora Luciana Moreira de Paula, 4º Ano. Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira
A aula-passeio foi proposta para a turma do 4º. Ano com o objetivo de observar as paisagens das áreas próximas à escola, as características do relevo de Ponta Grossa e as áreas remanescentes de vegetação. O local escolhido foi a praça Dr. Aluízio Grochoski, no Bairro Boa Vista.
Após a exploração do local, os alunos tiveram um momento de descontração e partilha do lanche. Todos tiveram que cumprir as normas combinadas através de texto coletivo antes da saída.
Ao retornarem, expressaram oralmente as impressões obtidas e opiniões sobre a preservação do espaço visitado, que não contava com lixeiras e estava com muito lixo espalhado.
Dando continuidade à proposta, os alunos construíram maquetes inspiradas no que viram e mapas representando o trajeto, explorando assim a representação cartográfica.
As maquetes foram produzidas com materiais recicláveis, cumprindo um dos 5Rs da sustentabilidade: reutilizar.
Realizaram também produção de texto individual sobre o passeio, cartazes sobre preservação ambiental e observaram a experiência do vulcão para complementar a compreensão da formação do relevo a partir da movimentação das placas tectônicas.
A aula-passeio foi proposta para a turma do 4º. Ano com o objetivo de observar as paisagens das áreas próximas à escola, as características do relevo de Ponta Grossa e as áreas remanescentes de vegetação. O local escolhido foi a praça Dr. Aluízio Grochoski, no Bairro Boa Vista.
Após a exploração do local, os alunos tiveram um momento de descontração e partilha do lanche. Todos tiveram que cumprir as normas combinadas através de texto coletivo antes da saída.
Ao retornarem, expressaram oralmente as impressões obtidas e opiniões sobre a preservação do espaço visitado, que não contava com lixeiras e estava com muito lixo espalhado.
Dando continuidade à proposta, os alunos construíram maquetes inspiradas no que viram e mapas representando o trajeto, explorando assim a representação cartográfica.
As maquetes foram produzidas com materiais recicláveis, cumprindo um dos 5Rs da sustentabilidade: reutilizar.
Realizaram também produção de texto individual sobre o passeio, cartazes sobre preservação ambiental e observaram a experiência do vulcão para complementar a compreensão da formação do relevo a partir da movimentação das placas tectônicas.
Comentários
Postar um comentário