Dia internacional da Matemática
Professora Fernanda Felex Carneiro do Carmo, 5 ano. Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira.
Em comemoração ao dia 14/03, dia Internacional da Matemática e dando sequência ao Dia da Mulher, outra data conemorativa para realçar o respeito às mulheres e sua importância para a sociedade foram realizadas leituras sobre as cientistas em Matemática, textos retirados das Mentalidades Matemáticas e muitas reflexões tornaram-se plausíveis como: "A mulher é extremamente importante para a sociedade, nossas mães são lindas e estão em nossos corações" estudante C relatou. "Prof. : A mulher é o coração da sociedade" estudante L comentou. Conheceram um pouquinho da Lei Maria da Penha e relacionaram a importância da mulhere estar presente na matemática. Outras atividades trabalhadas com os estudantes foram: Relembrando o quê são sinapses e Atravessando um Retângulo. Na atividade Relembrando o quê são sinapses relataram que são caminhos neurais que o cérebro faz a cada novo conhecimento que com esforço e persistência aprendem com mais profundidade (Jo Boaler, 2008). Escreveram alguns erros de comportamentos no papel, amassaram a folha, passaram o lápis de cor, visualizaram os pontos e fizeram a ligação. Essa ligação são os caminhos no cérebro que ao se esforçar adquiri novos conhecimentos. Ao final da atividade com a ligação dos pontos, visualizaram alguns desenhos. Já na atividade Atravessando um Retângulo, retirada do site do Youcubed, era fazer o caminho mais extenso sem tocar nos lados laterais comecando em cima e finalizando abaixo, em uma dimensão de 5 por 8 e 8 por 5. Gostaram tanto que a professora ampliou a medida de área e realizaram também em 6 por 9 e 10 por 10. Relembraram as medidas de área, perímetro, deslocamentos, localização e relacionaram a tabuada nessa associação. Um dia para ser comemorado com maestria pelos estudantes que adoram um jeito visual e criativo de trabalhar com a matemática.
Deixo aqui a explicação pela data de 14/03 Dia Internacional da Matemática:
"A data foi escolhida porque em muitos países já é celebrado o Dia do Pi (π), constante matemática iniciada com 3,14. No padrão americano, o mês é escrito antes do dia: assim, 14/3 vira 3/14. A ideia é expandir a comemoração para que todo mundo lembre a importância da matemática na nossa vida." (Retirado do site Mentalidades Matemáticas).
Em comemoração ao dia 14/03, dia Internacional da Matemática e dando sequência ao Dia da Mulher, outra data conemorativa para realçar o respeito às mulheres e sua importância para a sociedade foram realizadas leituras sobre as cientistas em Matemática, textos retirados das Mentalidades Matemáticas e muitas reflexões tornaram-se plausíveis como: "A mulher é extremamente importante para a sociedade, nossas mães são lindas e estão em nossos corações" estudante C relatou. "Prof. : A mulher é o coração da sociedade" estudante L comentou. Conheceram um pouquinho da Lei Maria da Penha e relacionaram a importância da mulhere estar presente na matemática. Outras atividades trabalhadas com os estudantes foram: Relembrando o quê são sinapses e Atravessando um Retângulo. Na atividade Relembrando o quê são sinapses relataram que são caminhos neurais que o cérebro faz a cada novo conhecimento que com esforço e persistência aprendem com mais profundidade (Jo Boaler, 2008). Escreveram alguns erros de comportamentos no papel, amassaram a folha, passaram o lápis de cor, visualizaram os pontos e fizeram a ligação. Essa ligação são os caminhos no cérebro que ao se esforçar adquiri novos conhecimentos. Ao final da atividade com a ligação dos pontos, visualizaram alguns desenhos. Já na atividade Atravessando um Retângulo, retirada do site do Youcubed, era fazer o caminho mais extenso sem tocar nos lados laterais comecando em cima e finalizando abaixo, em uma dimensão de 5 por 8 e 8 por 5. Gostaram tanto que a professora ampliou a medida de área e realizaram também em 6 por 9 e 10 por 10. Relembraram as medidas de área, perímetro, deslocamentos, localização e relacionaram a tabuada nessa associação. Um dia para ser comemorado com maestria pelos estudantes que adoram um jeito visual e criativo de trabalhar com a matemática.
Deixo aqui a explicação pela data de 14/03 Dia Internacional da Matemática:
"A data foi escolhida porque em muitos países já é celebrado o Dia do Pi (π), constante matemática iniciada com 3,14. No padrão americano, o mês é escrito antes do dia: assim, 14/3 vira 3/14. A ideia é expandir a comemoração para que todo mundo lembre a importância da matemática na nossa vida." (Retirado do site Mentalidades Matemáticas).
Comentários
Postar um comentário