Matemática

Professora Fernanda Felex Carneiro do Carmo, 5° ano. Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira.

Uma aula pra lá de divertida. Uma aula com significado, com aprendizagem efetiva e rica em colaborações, onde os grupos e as duplas se envolveram para chegarem à um mesmo resultado e concluírem a dinâmica. Nas frações cujo denominador é 100 estabeleceram a relação aos números decimais e à porcentagem, registrando os resultados. Com o jogo pixel, construíram o desenho e registraram as quantidades de cores na forma de fração, número decimal e porcentagem com a legenda de cores. Já com as tampinhas, separaram as cores e também escreveram as frações, números decimais e porcentagem de acordo com as cores e na quantidade de 100. Com o Dominó e na quantidade de 100 peças, a regra seria: nas paradas o estudante teria que contar e anotar, continuando e contando quando parassem. As anotações seguiu no mesmo esquema das outras duas atividades. Todos os alunos participaram das três dinâmicas. Muito importante quando os estudantes têm autonomia em relatar algo que têm propriedade. A aula fluiu com leveza e o tempo passou sem que percebessem. Mas os resultados são surpreendentes e visíveis. Além dessas habilidades desenvolvidas, a sequência de contagem dos números foi percebida, a direção e o deslocamento das peças do Dominó colocadas estavam aparentes, as cores do pixel foram destacadas e as legendas realizadas com sucesso. Muita aprendizagem envolvida.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Videoaula - projeto Vamos Ler: Inteligência Emocional

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLISE DE CHARGES

Formação de PG