As emoções no contexto escolar
Fernanda Felex Carneiro do Carmo, 5 ano. Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira.
Tudo começou com a leitura do livro O monstro das cores, onde cada cor relacionada à sua emoção tinha o seu pote. A reflexão dos estudantes aconteceu de maneira espontânea. Cada estudante foi relatando a emoção que mais predominava e o assunto foi se estendendo até chegarem na reflexão de quê todos têm diversas emoções, mas que para ter o equilíbrio precisamos saber administrá-las.
Para tornar a aula mais descontraída, foi proposto que cada estudante criasse o seu monstrinho. Foi distribuído "olhos" e "bocas" (recortes) e assim fizeram um monstrinho mais belo que o outro. Utilizamos a videoaula especial do projeto Vamos Ler com a parceria do IMM sobre as quatro emoções base. Todas as crianças adoraram, pois trouxe um contexto próximo da realidade escolar com imagens bem coloridas e atraentes. Em outro momento, os estudantes foram até o campo da escola para conversar sobre o assunto e pensar sobre as emoções. Uma roda de conversa pra lá de significativa. Ficaram super empolgados com a proposta da professora em gravar uma entrevista com seu familiar sobre as emoções, mas ao mesmo tempo com medo, pois seria a primeira entrevista. Alinhamos os pontos, definimos alguns roteiros e fizeram tentativas em sala de aula. O Feedback das mães em áudio enviados sobre a entrevista foi maravilhoso: deram muitas risadas.. Aulas assim, riquíssimas de significados, com conteúdos que atraem o olhar dos estudantes é que faz a diferença em cada um.
Tudo começou com a leitura do livro O monstro das cores, onde cada cor relacionada à sua emoção tinha o seu pote. A reflexão dos estudantes aconteceu de maneira espontânea. Cada estudante foi relatando a emoção que mais predominava e o assunto foi se estendendo até chegarem na reflexão de quê todos têm diversas emoções, mas que para ter o equilíbrio precisamos saber administrá-las.
Para tornar a aula mais descontraída, foi proposto que cada estudante criasse o seu monstrinho. Foi distribuído "olhos" e "bocas" (recortes) e assim fizeram um monstrinho mais belo que o outro. Utilizamos a videoaula especial do projeto Vamos Ler com a parceria do IMM sobre as quatro emoções base. Todas as crianças adoraram, pois trouxe um contexto próximo da realidade escolar com imagens bem coloridas e atraentes. Em outro momento, os estudantes foram até o campo da escola para conversar sobre o assunto e pensar sobre as emoções. Uma roda de conversa pra lá de significativa. Ficaram super empolgados com a proposta da professora em gravar uma entrevista com seu familiar sobre as emoções, mas ao mesmo tempo com medo, pois seria a primeira entrevista. Alinhamos os pontos, definimos alguns roteiros e fizeram tentativas em sala de aula. O Feedback das mães em áudio enviados sobre a entrevista foi maravilhoso: deram muitas risadas.. Aulas assim, riquíssimas de significados, com conteúdos que atraem o olhar dos estudantes é que faz a diferença em cada um.
Obrigada grupo aRede com esse projeto Vamos Ler maravilhoso... Nossas aulas estão cheias de informações...
ResponderExcluir