As emoções no contexto escolar

Fernanda Felex Carneiro do Carmo, 5 ano. Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira.

Tudo começou com a leitura do livro O monstro das cores, onde cada cor relacionada à sua emoção tinha o seu pote. A reflexão dos estudantes aconteceu de maneira espontânea. Cada estudante foi relatando a emoção que mais predominava e o assunto foi se estendendo até chegarem na reflexão de quê todos têm diversas emoções, mas que para ter o equilíbrio precisamos saber administrá-las.

Para tornar a aula mais descontraída, foi proposto que cada estudante criasse o seu monstrinho. Foi distribuído "olhos" e "bocas" (recortes) e assim fizeram um monstrinho mais belo que o outro. Utilizamos a videoaula especial do projeto Vamos Ler com a parceria do IMM sobre as quatro emoções base. Todas as crianças adoraram, pois trouxe um contexto próximo da realidade escolar com imagens bem coloridas e atraentes. Em outro momento, os estudantes foram até o campo da escola para conversar sobre o assunto e pensar sobre as emoções. Uma roda de conversa pra lá de significativa. Ficaram super empolgados com a proposta da professora em gravar uma entrevista com seu familiar sobre as emoções, mas ao mesmo tempo com medo, pois seria a primeira entrevista. Alinhamos os pontos, definimos alguns roteiros e fizeram tentativas em sala de aula. O Feedback das mães em áudio enviados sobre a entrevista foi maravilhoso: deram muitas risadas.. Aulas assim, riquíssimas de significados, com conteúdos que atraem o olhar dos estudantes é que faz a diferença em cada um.





















Comentários

  1. Obrigada grupo aRede com esse projeto Vamos Ler maravilhoso... Nossas aulas estão cheias de informações...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Videoaula - projeto Vamos Ler: Inteligência Emocional

VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ANÁLISE DE CHARGES

Formação de PG