Volta às aulas com a matemática
Professora Fernanda Felex Carneiro do Carmo, 5 ano. Escola Municipal Vereador Adelino Machado de Oliveira.
Com os vídeos sobre: como nosso cérebro funciona, da Maleta Mentalidades Matemáticas, os estudantes se encantaram. De maneira simples e ilustrativa, os vídeos trouxeram incentivo para as aulas de matemática. Ficaram sabendo das sinapses e que todos podemos aprender matemática em alto nível. E que esforço e persistência fazem parte das atividades desenvolvidas. Conversaram na sala de aula, escreveram tópicos sobre os vídeos e começaram a perceber a matemática na natureza e em toda a escola, desde a organização das carteiras até as pastilhas nas colunas da escola. A professora fez diversas perguntas sobre a matemática. Como podemos percebê-la? Será que podemos usar diferentes estratégias para uma mesma resolução? Tem matemática na natureza? Tem padrões? A partir desse ponto, foi mostrado aos estudantes uma sequência de padrões: A sequência de Fibonacci. Continuaram a sequência e em seguida pintaram na malha quadriculada o número da sequência ao quadrado, formando o retângulo de ouro. A partir desse momento, a professora trouxe outra atividade, também da Maleta Mentalidades Matemáticas, os números visuais. Foi dado um tempo para que pudessem observar e depois dito que seria a sequência de números. Os estudantes relataram os formatos dos números visuais e os agrupamentos que cada número formava. Mas para deixar a aula ainda mais criativa, os estudantes utilizaram tampinhas de garrafa pet para reproduzirem os números visuais. Nesse contexto, alguns agrupamentos foram visualizados: números pares e ímpares. A ideia foi além, pois descobriram uma outra formação: os números primos. Tudo isso aconteceu na primeira semana de aula. E ao finalizar a semana, a professora levou operações Matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão de acordo com cada aprendizagem dos estudantes, para que eles resolvessem e completassem o plano cartesiano formando uma imagem. A ideia principal dessa semana inicial de aula foi atrair o olhar do estudante e motivá-lo a querer sempre estudar.
Com os vídeos sobre: como nosso cérebro funciona, da Maleta Mentalidades Matemáticas, os estudantes se encantaram. De maneira simples e ilustrativa, os vídeos trouxeram incentivo para as aulas de matemática. Ficaram sabendo das sinapses e que todos podemos aprender matemática em alto nível. E que esforço e persistência fazem parte das atividades desenvolvidas. Conversaram na sala de aula, escreveram tópicos sobre os vídeos e começaram a perceber a matemática na natureza e em toda a escola, desde a organização das carteiras até as pastilhas nas colunas da escola. A professora fez diversas perguntas sobre a matemática. Como podemos percebê-la? Será que podemos usar diferentes estratégias para uma mesma resolução? Tem matemática na natureza? Tem padrões? A partir desse ponto, foi mostrado aos estudantes uma sequência de padrões: A sequência de Fibonacci. Continuaram a sequência e em seguida pintaram na malha quadriculada o número da sequência ao quadrado, formando o retângulo de ouro. A partir desse momento, a professora trouxe outra atividade, também da Maleta Mentalidades Matemáticas, os números visuais. Foi dado um tempo para que pudessem observar e depois dito que seria a sequência de números. Os estudantes relataram os formatos dos números visuais e os agrupamentos que cada número formava. Mas para deixar a aula ainda mais criativa, os estudantes utilizaram tampinhas de garrafa pet para reproduzirem os números visuais. Nesse contexto, alguns agrupamentos foram visualizados: números pares e ímpares. A ideia foi além, pois descobriram uma outra formação: os números primos. Tudo isso aconteceu na primeira semana de aula. E ao finalizar a semana, a professora levou operações Matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão de acordo com cada aprendizagem dos estudantes, para que eles resolvessem e completassem o plano cartesiano formando uma imagem. A ideia principal dessa semana inicial de aula foi atrair o olhar do estudante e motivá-lo a querer sempre estudar.
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