Pequenos Contadores - Contam a História de Ponta Grossa

Autora: professora Rosana Batista de Camargo, 4º ano

O projeto Rádio Leitura torna a aula participativa e criativa, utilizando microfone e caixa de som para estabelecer o hábito de ler, observando as formas adequadas de leitura, tanto para si como para os colegas. Realizado nas turmas de 4º ano e aplicado desde o início do ano, às segunda-feira, estabelece uma rotina produtiva e responsável.

Com a necessidade de ter um público ouvinte, o projeto insere a contação de história, formando os Pequenos Contadores para a turma do 3º ano. A interação entre as turmas, favorece a diversidade e troca de experiências.

As crianças desenvolvem a habilidade de expressar-se em público e àqueles que ouvem, a habilidade de escutar atentamente.

Estas habilidades seguem também a finalidade de interação oral, com diferentes contextos de comunicação.

Os recursos, microfone e caixa de som, celular, fantoches, notebook, tornam a aula, além de interativa, dinâmica e participativa, pois nota-se que as crianças demonstram entusiasmo e interesse, insere recursos mediáticos. 

Todos os objetivos visam o desenvolvimento das habilidades sócio-comunicativas e a interação com os recursos mediáticos.

Nesta perspectiva de desenvolver o hábito de ler em público, o projeto insere e se enriquece com a formação de Pequenos Contadores de história.

Neste mês, estudando os tipos de discurso, foi trabalhado a história de Ponta Grossa.

Primeiro trabalhou-se os aspectos relevantes do nascimento da cidade, em seguida os tipos de discursos, discurso direto, discurso indireto, e o direto e indireto.

Para tronar a aula criativa, foi inserido fantoches e pequeno palco para a exibição da apresentação.
A cada semana serão escolhidos um grupo e uma história diferente.

Esta apresentação foi realizada para os alunos do 3º e 5º anos, em seguida para os alunos 1º e 2º ano.
Compreender, utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva, aperfeiçoando as habilidades do aluno, que se torna protagonista e autor na vida pessoal e coletiva.

ALUNOS PARTICIPANTES TEATRO: HENRIQUE DOMINGUES DA SILVA, THABITA LOURENÇO, JHULI HARTING CAMAPAGNARO, MILENA VITÓRIA DE ANDRADE KARULIUS, NICOLY MORO CONQUE

VÍDEO: ANA CLARA RODRIGUES

Referências: 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003. 
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Chaves Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SILVESTRE, Alice Ribeiro. Vem Voar. Língua Portuguesa. 1ª ed. São Paulo: Editora Scipione, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação de PG

Mudanças Climáticas e Efeito Estufa

Dia Mundial de Conscientização do Autismo